Como cuidar de bicos rachados por causa da amamentação

Mães, tudo bom?

Amamentar é uma delícia, ótimo para o bebê, ótimo para a mãe, ótimo para o relacionamento dos dois. Mas também pode causar alguns desconfortos ou mesmo dores, sangramentos. Dá até vontade de parar de amamentar, dependendo da situação. Eu tive um começo de rachadura de bico no começo da amamentação e vou contar como consegui resolver o problema, sem fórmulas mágicas e com muita simplicidade.

  1. Conhas de amamentação. Sempre que não estava amamentando e se fosse durante o dia, usei conchas de amamentação. Elas são extremamente úteis porque mantém o bico seco e evitam que o atrito com as roupas, ajudando a sarar mais rápido. Elas também evitam que o leite empedre – e ajudam a prevenir a mastite. Desvantagem: podem deixar o seio com um formato esquisito e também podem vazar, especialmente se você tiver muito leite (ainda bem) e esquecer de limpá-las com frequência. Quando ia sair, eu colocava os discos absorventes mesmo.
  2. Pomada de lanolina. Ajuda muito na cicatrização e tem a vantagem de não fazer mal para o bebê. Eu usava em conjunto com as conchas, mas nem sempre, muito menos todo dia. Deixava para usar quando via que estava começando a rachar novamente. O bebê mamava, eu passava a pomada e usava a conha. Na próxima mamada, já estava milagrosamente bem melhor.
  3. Por último, mas o mais importante: a pega correta. Certa vez, eu estava com tanto sono, que o meu filho pegou do lado do bico. Longe mesmo. Ele também estava com sono e nem se ligou. Resultado: amanheci com uma mancha roxa no peito, alta, e dolorida. Da mesma forma, se o bebê não pega correto no bico, ele acaba machucando, e muito. Para saber se o bebê pegou corretamente, é simples. A criança deve abocanhar quase toda a parte escura do seio, e não apenas o bico. Se a sua aréola for grande, veja se o nenê abocanhou mais seio do que só o bico. Eles também ficam com as bochechas cheias. O lábio inferior fica como um beicinho. Se você olhar com cuidado, vai ver que a boca dele parece com a de um peixinho. E, o mais importante: depois a primeira “mordida”, não deve doer. Não amamente se estiver doendo – a não ser que você já esteja bem machucada. Tire o nenê do peito colocando o dedo mindinho no canto da boca dele. Ofereça de novo. Se não der certo, faça de novo, de novo e de novo. Insista. Tenha paciência. Afinal, você ainda está aprendendo e o seu filho também.

PS: Sei que os bicos de silicone também são úteis, mas nunca usei. Se você usou ou tem outra dica, conte a sua experiência para a gente no comentários!

10 pensamentos sobre “Como cuidar de bicos rachados por causa da amamentação

  1. Que mancada com o papai, hehe A mamãe é quem o delata hehe brincadeira, mas foi super interessante ler “papai tá perdido?” e que a mãe escreva! Super bacana! Agora vou bizoiar a pagina, vejo muito material informativo aqui. Parabéns

    emnomedospaisdemultiplos.blogspot.com

  2. Pingback: Amamentar: uma troca de carinho entre mãe e filho

  3. Quando minha filha nasceu demorou para o leite descer. Então quando veio o peito ficou muito cheio e ela não conseguia abocanhar. A boquinha era minúscula. Os seios racharam e eu sofri muito mais não desistir de amamentar queria muito era um sonho amamentar meu bebê. Então fui até a farmácia e comprei um bico para seios e depois dessa descoberta tudo foi melhorando as rachaduras sicatrizaram e depois de um tempo ela já mamava tranquilamente.

  4. Olá! Meu nome Fabrícia tenho uma bebê de 1mês e 10 dias e até hoje não consegui amamentar confortávelmente meus seios doem muito eles cicatrizaram as feridas porque passo 3 dias sem amamentar e tiro o leite na bombinha​ mas sempre que dou os seios eles voltam a ferir. O que devo fazer me ajudem estou a ponto de desistir de amamentar pois está sendo um sofrimento cada mamada.

  5. Olá! Meu nome Fabrícia tenho uma bebê de 1mês e 10 dias e até hoje não consegui amamentar confortávelmente meus seios doem muito eles cicatrizaram as feridas porque passo 3 dias sem amamentar e tiro o leite na bombinha​ mas sempre que dou os seios eles voltam a ferir. O que devo fazer me ajudem estou a ponto de desistir de amamentar pois está sendo um sofrimento cada mamada. Já utilizei vários métodos como a pomada millar, usei azeite, dou banho de sol e nada resolve. Me ajudem por favor.

    • Fabricia, tudo bom?
      Esse seu relato indica que você está com problema na pega. A pega errada machuca mesmo e doí demais.
      O bom é que, uma vez que você acerta a pega, o problema acaba. Tem que ver também se tem outros fatores que influenciam, como chupeta e mamadeira. Me manda um email e eu te ajudo pelo whats, pode ser?
      Taticotrim@yahoo.com.br

      Você também pode ir ao banco de leite ou procurar uma consultora de amamentação ou mesmo grupos do face voltados para amamentação… depende de você. Se quiser, posso indicar. Vamos resolver esse sofrimento!

      Espero seu email

      Beijos

Comente

