Receita básica de papinha para introdução da comida aos 6 meses

Papinha de arroz, carne, batata, brócolis e abobrinha

Papinha de arroz, carne, batata, brócolis e abobrinha

Fiquei sabendo que a minha afilhada está com algumas dificuldades com comida. Ela rejeita a papinha, não come a fruta, enfim, a dona Gigi não tem colaborado muito. Conversando com a mãe dela, notei que as papinhas são bem diferentes e fiquei de passar a receita para ela. Aí surgiu a ideia de fazer o post e compartilhar com vocês.

Como o Enzo começou a comer aos 6 meses (antes, só mamava) e às vezes dá trabalho pra comer, mas come muito bem, resolvi colocar aqui as receitas e como tenho feito para ele aceitar os alimentos com tranquilidade. Vale ressaltar que as receitas foram passadas pelo pediatra dele. O que for invenção minha, eu aviso, ok?

Horário das refeições aos 6 meses: 

7h: leite

9h: 80 a 120 mL de suco (laranja lima, melão, melancia, qualquer fruta batida que vire suco). Depois de 7 dias, pode incluir a fruta amassada: maçã, banana (prata ou maçã) [prendem o intestino], pêra [neutro], mamão e abacate [soltam o intestino]. eu já dei pêssego e melancia e o Enzo adorou.

11h: Depois de mais 7 dias, pode incluir a papinha de comida. É papa, não sopa.

O restante do dia segue na mesma.

Papinha dos 6 meses para introdução de comida:

– Uma carne, que pode ser de frango ou boi (músculo ou alcatra);

– Um tubérculo (batata, mandioquinha ou batata-baroa, cará, etc);

– Uma verdura (alface, couve manteiga, espinafre, brócolis, etc);

– Um legume (cenoura, chuchu, abóbora, abobrinha, etc);

– Arroz OU macarrão.

– Para temperar, sal e azeite. Eu tempero com quase nada de sal e, na hora de servir, eu coloco salsinha e/ou coentro picadinhos.

Como eu não tenho ninguém para me ajudar em casa e essa receita (se você não fizer com um tiquinho de ingredientes, claro) dá um monte, eu congelo o que sobra em potes de vidro pequenos. Assim, se o Enzo não dorme pela manhã e eu não consigo cozinhar, basta aquecer um potinho. O que ele não come, eu jogo fora. Também é útil para quando vamos sair: eu coloco na bolsa térmica e dura um tempão.

Como fazer: 

– Corte os ingredientes em pedaços grandes, apenas a folha em pedacinhos.

– Na panela de pressão, coloque um fio de azeite e refogue a carne picada até ficar bem cozida.

– Coloque o legume e refogue. Depois adicione o tubérculo e refogue mais.

– Coloque o arroz ou macarrão e cubra com água. Feche a panela de deixe uns 10 minutos depois que pegar pressão.

– Abra a panela e coloque a folha picada. Misture. Se os tubérculos e os legumes estiverem desfazendo, desligue o fogo. Caso contrário, coloque um pouco mais de água e deixe amolecer. Lembre que É PAPA, NÃO É SOPA. Não precisa afogar a comida. =D

– Quando estiver tudo bem molinho, coloque no prato e amasse (bem amassadinho) com o garfo. A carne pode ser desfiada com os dedos. Se estiver durinha, não tem problema: coloque (só a carne) no liquidificador ou no processador e pulse algumas vezes. Ela ficará desfiadinha. Misture com a comida.

Observação 1: dependendo dos ingredientes, a papinha pode ficar mais consistente ou mais aguada. Não tem problema, vá testando para ver o que o seu filho gosta. Pessoalmente, eu dou sempre o mais consistente possível para o Enzo: mastigar dá trabalho para o bebê, mas desenvolve toda a musculatura da mandíbula e da face.

Observação 2: Depois da comida, ofereça água. Sempre que sobrava suco, eu tentava dar um pouco de novo. Não dê leite ou o peito. Primeiro, pode dar indigestão. Segundo, o bebê precisa saber que aquela hora é hora da comida, e não do peito/mamadeira.

Quer saber mais? Veja também esses posts:

Dicas de como dar comida para o bebê!

Alimentação a partir do sétimo mês

9 pensamentos sobre “Receita básica de papinha para introdução da comida aos 6 meses

  1. Pingback: Dicas para fazer o bebê comer | E o papai, tá perdido?

  2. Pingback: Alimentação do bebê a partir do sétimo mês | E o papai, tá perdido?

  3. Olá! Amanhã começarei a introduzir papa salgada na alimentação do meu filho. Apesar da orientação do pediatra, estava com algumas dúvidas. Achei suas dicas bem legais. Me ajudou muito!

  4. Que dicas legais, cuidar da alimentação do bebê é muito importante, confira algumas dicas também no meu site de como fazer papinha de forma prática gastando pouco, com certeza irão gostar comofazerpapinha.com

Comente

