10 dicas para dar banho de chuveiro no bebê

Enzito saindo do banho todo feliz.

Nos primeiros três meses de vida do Enzo, já contei aqui que o meu marido ficou um pouco sem saber o lugar dele na nova família. Foi quando nasceu esse blog. Mas tudo já mudou. Hoje eles ficam juntos e como o Enzo já toma suquinhos, come papinhas e fica mais tempo acordado, o papai já consegue participar bem mais da vida do pequeno.

Eu acho que o jogo virou quando o Rô passou a dar banho no bebê, aos três meses. Os dois só tomam banho juntos, no chuveiro. No começo eu também fazia essa tarefa, mas o Enzo começou a ficar pesado e me deu medo de derrubá-lo. Ficou decidido, então, que ele daria banho no filhote.

Além do mais, o Enzo adora o chuveiro, gosta de ver a água caindo, uma felicidade só.

Funciona assim: ele vai primeiro para o chuveiro. É só eu começar a tirar a roupa para o Enzo bater os braços e as perninhas de tanta alegria. Entrego ele para o Rô, que dá o banho e depois, com a toalha, eu pego o Enzo e visto. Os dois fazem uma bagunça tão grande que dá gosto de ver! Cantam, dançam, o Enzo fica falando o nenenês dele… É um momento especial, só deles. E eu acho que era exatamente disso que eles precisavam.

Por isso, a minha dica é essa: para se aproximar mais do seu filho ou filha, procure um momento que seja só de vocês. Pode ser o banho, uma papinha, uma mamadeira, uma massagem (como a shantala). Algo que o bebê saiba que é você que vai fazer, todo dia, no mesmo horário. E procure tornar esse momento algo especial, seja divertido ou relaxante.

E mãe, fique tranquila. O pai é mais forte que você e não é doido de deixar o bebê escorregar!

Para um bom banho de chuveiro com o bebê:

  1. Lave o bebê por etapas. Se você inventar de ensaboar a criança inteira, ela vai ficar muito escorregadia, e isso é perigoso. Lave a frente, as costas, o bumbum e a cabeça em etapas diferentes.
  2. Você pode colocar o corpo do bebê embaixo do chuveiro, mas não a cabeça. Evite que a água caia diretamente no rosto e na cabeça da criança e cuidado especial para não entrar água no ouvido.
  3. Feche todo o banheiro para não entrar nenhuma corrente de ar frio.
  4. Não use água muito quente, pois pode ressecar a pele do bebê. Se você for calorento e gostar de um banho mais fresco, vale deixar a água mais quentinha.
  5. Prefira o sabonete líquido, é mais fácil de usar. Se preferir sabão em barra, não o passe na pele do bebê. Primeiro passe-o na mão e, então, passe a mão ensaboada no corpo da criança.
  6. Deixe tudo, shampoo, sabonete e o que mais for usar pronto e aberto, no esquema.
  7. Para tirar o shampoo do cabelo do bebê você pode usar uma esponja separada apenas para isso. Encha a esponja de água e esprema na cabeça do baixinho.
  8. 5 minutos de banho está bom. Mais que isso resseca a pele do bebê.
  9. Lembre de lavar entre os dedinhos das mãos e dos pés.
  10. Invente uma musiquinha de banho e converse bastante com o seu filho. Explique a ele o que vai fazer, por exemplo: “agora vamos virar para lavar o bumbum… agora vamos lavar o pé, para tirar o chulé…” e assim por diante.

E o seu filho, como toma banho? No chuveiro, na banheira, no ofurô? Conta pra gente!

Gostou? Compartilha!

Beijos!

16 pensamentos sobre “10 dicas para dar banho de chuveiro no bebê

  1. Oi tudo bem…. que delícia este seu post…
    Eu estou dando banho na minha pequena Giovana faz um mês – ela esta com 7 meses; eu e o papai dela nos revezamos nos banhos e realmente é uma festa só.!!!
    Apenas uma dica que eu deixo, eu sempre coloco um banquinho no banheiro, desta forma me sinto mais segura e ela fica fixa no meu colo.

  2. Pingback: 10 dicas para o papai participar dos cuidados do recém-nascido até os 6 meses | Papai, tá perdido?

  3. Pingback: Nenê no chuveiro, corte de unha e outras coragens maternas | As Rebebeldes

  4. Oi !! Meu bebezinho Bernardo completou 3 meses dia 14/01/2015 , e estou pensando e dar banho no chuveiro..então 3 meses é uma idade boa para começar os banhos no chuveiro!! Bom eu é quem vou começar os banhos com ele, aí eu conto pra vcs como que foi.. esperamos que dê tudo certo,e vai dar tudo certo..abração a tds …

Comente

