8 Alimentos saudáveis para o seu filho. Só que não.

E toda vez que vai ao mercado, você compra potes e caixas e acha que o seu filho está sendo bem alimentado? Afinal, como mãe/pai preocupada/o você olha as  embalagens e só compra o que há de mais saudável para o seu filhote… O problema é que você pode estar sendo enganado. Conheça 8 alimentos que parecem saudáveis mas, na verdade, não são.
1. Papinha salgada industrializada
Parece saudável porque… é um sonho ter a papinha salgada pronta, pau pra toda obra. Especialmente para quem é uma negação na cozinha ou não gosta de cozinhar.
Mas não é porque… é rica em sódio e conservantes.
Pode ser substituído por… papinha de comidinha feita em casa. Não tem jeito, precisa cozinhar. O bom é que, a partir dos 8 meses, a criança já pode comer o tempero da família e você não precisa mais fazer a comida especialmente para o bebê.
2. Sopa de saquinho 
Parece saudável porque… está tudo ali dentro: uma carne, alguns legumes, e macarrão. Algumas marcas até estampam na embalagem: com mais macarrão, mais arroz, menos sódio! Sem contar a foto que mostra uma sopa cheia de pedacinhos e consistente.
Mas não é porque… também é rica em sódio e conservantes, além de ajudar no aumento da pressão arterial.
Pode ser substituído por… sopa de legumes caseira. Ela mantém as vitaminas, não tem conservantes nem sódio, e ajuda a nutrir seu filhos com as verduras e legumes naturais.
3. Suco de vidrinho (tipo maguary)Parece saudável porque… a fruta já está ali, batida. Só precisa colocar um pouco de água.
Mas não é porque… contem sódio e conservantes. além disso, o sabor é artificial, não o da fruta.
Pode ser substituído por…um suco natural sem açúcar ou edulcorantes, nada de químicos, somente o sabor da fruta natural, até mesmo pra seu filho saber o verdadeiro sabor da fruta e não dos aromatizantes. Água, liquidificador, peneira, gelo e, claro, a fruta, resolvem a siturção.
4. Cereais matinais com açúcar e/ou chocolate
Parece saudável porque… pode ser feito de milho, trigo ou aveia, é fonte de energia, é enriquecido com 8 vitaminas, possui ferro, zinco e cálcio. Sem contar que, dependendo da marca, é um cereal radical.
Mas não é porque… são ricos em açúcares, ajudam no aumento de peso, na produção de acne e a causar problemas cardiovasculares.
Pode ser substituído por… um lanche natural com queijo branco, alface, tomate e cenoura, quem sabe até um pouquinho de atum!
5. Chocolate diet
Parece saudável porque… é chocolate sem açúcar, ué!
Mas não é porque… é rico em sódio, gordura e conservantes. Na verdade, o chocolate sem açúcar costuma ser bem mais gorduroso que o chocolate “normal”.
Pode ser substituído por… chocolate meio amargo, que contém flavonoides, que são antioxidantes que ajudam no desenvolvimento da criança.
6. Achocolatado
Parece saudável porque… é o original ou a energia que dá gosto, ambos enriquecidos com vitaminas. Além disso, você toma com leite, super saudável.
Mas não é porque… rico em açúcar e conservantes, ajuda no aumento da obesidade infantil.
Pode ser substituído por…alfarroba em pó. É igual ao chocolate, na verdade é extrato de vagem seco moído que tem sabor de chocolate. Possui mais flavonoides e menos açúcar.
7. Barrinha de cereais
Parece saudável porque… são cereais, fonte de fibras, numa barrinha gostosa, que pode vir com chocolate e têm poucas calorias.
Mas não é porque... é rica em carboidrato, na maioria das vezes não fonte de fibras em quantidade considerável.
Pode ser substituído por… frutas, que possuem fibras naturais e em maior quantidade.
8. Ketchup
Parece saudável porque… é feito de tomate, famoso por ser rico em licopeno e anticancerígeno.
Mas não é porque… é tomate artificial com conservantes e sódio.
Pode ser substituído por… molho de tomate natural. Tem mais nutrientes e não contém conservantes nem sódio.

Agradecimento: Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição.

Outros temas da série:
Imagem: Pinterest
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