Dicas para o nenê dormir bem

Cada bebê tem um jeito, uma personalidade. E boa parte deles tem um horário de sono bastante, digamos, peculiar. Não tenho a pretensão de oferecer técnicas para fazer a criança dormir a noite inteira, para isso existem livros e mais livros. São só algumas dicas para ajudar a criança a dormir com mais tranquilidade e qualidade. E, quem sabe, emendar a noite toda (não custa tentar 🙂 )

Primeiro de tudo: a criança está com sono? Você pode observar se: ela coça o olho, boceja, fica de mimimi reclamando das coisas. Os olhos ficam vermelhos e o bom humor vai pro espaço. Sinais de sono conferem? Bora colocar pra dormir antes que ele fique bravo.

Calma e tranquilidade. Se você ficar nervoso ou impaciente, é batata: a criança sente e não dorme. Portanto, paciência, bom humor e muito carinho são essenciais. Caso contrário, passa o pequenino para a mãe, avó, tio, tia ou outra pessoa encarregada de ajudar.

O bom e velho ritual. Estabeleça, em conjunto com a mãe, um ritual para a hora de dormir. Coisa simples, algo como banho, mamá, música de ninar, uma historinha, berço. Quando o ritual começar, o bebê saberá que está chegando a hora de dormir.

Bebê descansado dorme melhor. Sem essa de ficar matando o pobre de tanto brincar ou ficar enrolando para deixá-lo dormir. Quanto mais descansada e tranquila a criança estiver, melhor o sono. O que nos leva à próxima dica:

Ambiente relaxante. Evite tocar o terror nas brincadeiras antes da hora de dormir. Diminua as luzes, abaixe a tevê, evite falar alto.

Nenê autoninante: Quando ele estiver cansadinho e sonolento, coloque-o no berço com uma fraldinha de boca (preferencialmente que já tenha o cheiro de leite) e a chupeta (se usar). Ele possivelmente vai se ninar sozinho.

Cueiro. Já ouviu falar? É do tempo da vovó. Consiste em enrolar o bebê para ele se sentir aconchegado, a mesma conversa de útero. No vídeo abaixo ensina como faz. Eu só prendo um braço do bebê e deixo as perninhas soltas, costuma ser o suficiente.

Não é a mamãe! Quanto menor o bebê, maior a chance de dar certo. Se a criança está muito impaciente ou só sossega no colo da mãe, pegue uma camisola ou uma blusa com o cheiro da mãe e coloque no ombro, perto do rosto do bebê (não precisa vestir 😀 ). Também vale colocar uma peça de roupa da mãe no berço para aqueles bebês que são colocados no berço e desatam a chorar.

Aconchego, cafuné, carinho. Pegue a criança, abrace, embale, converse calmamente ou cante uma música. Você pode contar como foi seu dia ou cantar uma música qualquer num ritmo bem lento. Sentindo-se tranquilo e protegido, o bebê se entrega ao sono com mais facilidade.

Meu ninho. Funciona melhor até os dois meses: faça um ninho para o bebê. Ele está acostumado com o apertadinho do útero. Aí, quando ele abre os braços e não bate em nada, dá desespero. Enrole umas toalhas e coloque em volta da criança para diminuir o espaço que ela tem para ficar. Tome cuidado para não deixar nada perto do rosto do bebê, pois pode provocar asfixia.

Cubra o bebê. Salvo um calor horrendo de 40 graus na sombra, cubra a criança. Isso também dá a sensação de proteção. Se estiver calor, pode usar uma fralda de pano.

E você, quais estratégias usa para o seu/sua filho/a dormir? Conte para a gente!

*Foto: arquivo pessoal

Anúncios

4 pensamentos sobre “Dicas para o nenê dormir bem

  1. Pingback: Como amenizar os efeitos do horário de verão | E o papai, tá perdido?

  2. Pingback: Vou ser pai! E agora? | E o papai, tá perdido?

  3. Pingback: 10 dicas para o papai participar dos cuidados do recém-nascido até os 6 meses | Papai, tá perdido?

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s