É ruim, mas é bom.

Dia de vacina. Esse é o terror de muitas mães. Ah, dá uma dor no coração ver aquela injeção imensa entrando na perninha do filhote…  Mas quem ama, vacina. Antes a dor da injeção (e aquela febrinhas que às vezes aparece depois) do que a dor de ter um filho doente.

Você sabe se o seu filho está com as vacinas em dia? É importante, especialmente nos primeiros anos de vida, manter as vacinas e os reforços em dia. Não adianta nada vacinar o bebê e perder a data do reforço. Sem essa(s) dose(s) extra(s), o sistema imunológico do bebê não chega a criar todos os anticorpos necessários para a imunização. Veja o calendário aqui.

Nessa sexta terminou uma campanha do governo para a atualização da cardeneta de vacinação das crianças, mas a verdade é que as vacinas ficam disponíveis o ano inteiro nos postos de saúde do governo. Então, se você não compareceu à campanha, não tem problema. Pode ir a um posto de saúde a qualquer momento. Algumas das vacinas mais importantes: varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, hepatite B e febre amarela.

As grávidas também devem estar com as vacinas em dia: mamãe imunizada tem bebê protegido. O ideal é engravidar com o calendário de vacinação em dia, mas algumas vacinas podem ser tomadas pelas grávidas.

O papai também não deve se descuidar: os adultos também tem um calendário de vacinação a ser seguido, pois várias vacinas perdem sua eficácia com o passar dos anos e precisam de um reforço.

Dica para os pais:

Sempre que a criança for tomar uma vacina, pergunte à atendente do posto quais reações podem ocorrer e o que fazer. Não tenha vergonha, questione o que é normal e o que deve preocupar. Quanto mais novo o bebê, maior a possibilidade de uma reação.

*Com informações do Ministério da Saúde

Anúncios

Um pensamento sobre “É ruim, mas é bom.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s